MARCAS DE CONSUMO
Nome da Marca: Licor Beirão
Slogan da marca: O licor de Portugal
Grafismo de marca:
as cores amarelo e vermelho transmitem segurança e firmeza. O preto demonstra classe e sofisticação.
Design: a garrafa tem uma forma única e tem uma fita em forma de presente.
Posicionamento: “O licor de Portugal”
O licor beirão é a marca líder em termos de notoriedade e vendas no mercado nacional dos licores. Segundo “Superbrands- Portugal” – “a sua notoriedade atinge 96%, sendo “top of mind” em 34% dos casos, e o terceiro espirituoso mais vendido em Portugal.
Diferenciação: Este licor diferencia-se dos outros pois é produzido de uma forma artesanal, contudo a marca tem apostado no seu rejuvenescimento.
Comunicação: Ao nível da comunicação a marca foi inovadora em muitos aspectos sendo esta uma das primeiras a fazer uma forte aposta nos outdoors e também na televisão, visto que o Licor Beirão surgiu como um dos primeiros anunciantes da RTP. A marca escolhe para os seus anúncios televisivos pessoas conhecidas com alguma irreverência, como por exemplo o Manuel João vieira e o Diogo ….(Do tão conhecido “gato fedorento”), para assim mostrar a sua personalidade irreverente.
Distribuição/promoção: aposta em campanhas sazonais – “Nos últimos três anos foram criadas várias promoções, especialmente dirigidas ao canal de distribuição de hotelaria, assim como uma embalagem individual de natal, especialmente dirigida ao segmento de oferta.” – “Superbrands-Portugal”
Produto: é um digestivo, doce e equilibrado ( constituído por 13 plantas e sementes aromáticas), apresenta uma cor topázio e um aspecto límpido.
Valores da marca: Tradição – “fizeram deste licor um verdadeiro clássico” – “Superbrands-Portugal”
inovação.
Personalidade da marca: Podemos dizer que o licor beirão é um produto de qualidade, com uma imagem tradicional mas com a capacidade de auto-renovaçao. É uma bebida fácil e informal, “associado a um estilo de vida natural”- segundo “Superbrands-Portugal.
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Nome da Marca: Danone
Slogan de campanha: “Alimenta a vida” ; “o danone do futuro”
Grafismo da marca:
Azul: Purificante, calmante, estimula paciência e a busca da verdade interior.
Branco: Lembra paz e purificação, altamente estimulante, sensação de limpeza, frieza e claridade.
Vermelho: Interessante se usado em detalhes, pois é estimulante. Sensação de sucesso, força, aproxima as pessoas.
Design:
embalagem pequena, adaptável à mão, pratica
embalagem tradicional; pratica
Packaging: 4x 125 ml
Identidade psicológica
Posicionamento: “Qualidade e Inovação”
É empresa líder de mercado em Portugal com uma quota de mercado que ronda os 40%, tendo-se diferenciado através da qualidade dos seus produtos. O facto de os produtos da Danone serem produzidos em Portugal, constitui uma vantagem para o mercado pois é valorizada pelos consumidores.
Um dos factores que contribui para o sucesso da Danone consiste, segundo a “Superbrands-Portugal”, na elevada capacidade de inovação baseada nas necessidades dos consumidores
Comunicação: A comunicação da Danone comporta duas vertentes diferentes: a comunicação interna e a comunicação externa. A Danone corresponde a um dos cinco maiores anunciantes da televisão portuguesa, consiste essencialmente no reconhecimento das marcas que estão no topo do reconhecimento do consumidor. A marca recorre também a suportes exteriores, como outdoors, cartazes. O recurso a características nos pontos de venda também é uma aposta da danone.
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Nome da Marca: Atum Bom Petisco
Slogan: “ Ó Maria lembras-te disto… Quero em casa Bom petisco” e “Atum está mais que visto que… Só se for Bom Petisco”
Grafismo: O tipo de letra que utiliza é simples, arredondado. As cores escolhidas para o logótipo são: o amarelo, este estimula o apetite, transmite criatividade, optimismo; o azul, é purificante e o branco pois, é estimulante, transmite sensação de limpeza e claridade.
Design: latas com abertura de chave ao canto (base de fabrico)
Frasco de vidro
Identidade psicológica
Posicionamento: Líder no mercado das conservas de peixe em Portugal. Segundo “Superbrands – Portugal”: “ O atum bom petisco é a marca de referência, por excelência, com uma quota de mercado superior a 50%.
Diferenciação: Esta marca diferencia-se das outras marcas pois, utiliza os padrões de pesca tradicional (pesca à cana).
Pioneiro na introdução de embalagem de vidro no mercado português.
Mkt-mix
Comunicação: Aposta no reforço do posicionamento e imagem enquanto líder de mercado.
Comunicação centrada nas lojas do retalho alimentar, onde facilmente se encontra em exposição de destaque.
Campanhas de televisão, rádio e imprensa especializada.
Parcerias com revistas de culinária e programas de culinária televisivos.
Distribuição: venda no retalho alimentar. Segundo “Superbrands – Portugal”: “ No mercado nacional, a marca Atum Bom Petisco está presente em todo o território nacional, abrangendo todos os canais de distribuição: hipermercados, supermercados, “cash and carry” e armazenistas.”
Produto: é um produto disponível em três variedades caracterizadas por molhos distintivos: óleo vegetal, azeite e água.
Personalidade da marca: Esta marca assenta em padrões como a tradição – “…são preservados os padrões de pesca tradicionais…” –, a qualidade – “A qualidade constitui o seu eixo vital em todas as fases de processo de fabrico…”, credibilidade – “…conseguiu obter um nível de credibilidade e confiança, confirmado por gerações de consumidores…” e inovação – “o frasco de vidro, amigo do ambiente, representa inovação…”
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Nome da Marca: Cerelac
Slogan: "Cerelac, a primeira papa do seu bebé"
Logótipo:
Grafismo: O Vermelho parece estar mais próximo do que na realidade está, e por isso capta a nossa atenção. Produz um efeito físico uma vez que está provado que o vermelho aumenta a nossa tensão arterial. É estimulante, vivo e muito amigável!
Transmite: Coragem física, força, calor, energia, sobrevivência básica, estímulo, masculinidade, entusiasmo.
O amarelo é, essencialmente, estímulo. A tonalidade certa de amarelo levanta a moral e a auto-estima; é a cor da confiança e do optimismo.
Transmite: Optimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia, criatividade.
Design: embalagem tradicional, simples, onde contem a imagem de uma mãe a dar a papa aos seus filhos, confere credibilidade, segurança e confiança, as imagens emotivas e carinhosas retratam o universo infantil, centrado em momentos únicos e especiais e na relação das Mães/ Pais com os seus bebés. O facto de ser uma embalagem tradicional por si só transmite confiança.
Identidade psicológica da marca
Posicionamento: primeira papa.
Diferenciação: para a Cerelac a confiança sempre foi, é e será, um ingrediente chave do seu sucesso junto do consumidor.
O estudo desenvolvido pela Reader’s Digest vem de novo confirmar que a Cerelac é digna desta confiança, tendo sido eleita pelos portugueses como marca de confiança 2005.
A variedade de oferta, a manutenção dos seus valores único -sabor e textura, uma herança que passa de mãe para mãe.
Comunicação: a inovação/ renovação da gama, tem contribuído para consolidação e modernização desta imagem, conseguindo aliar valores de confiança e tradição, a valores como o dinamismo e inovação.
A mensagem que se resume no slogan "Cerelac, a primeira papa do seu bebé", transmite a ideia de Cerelac como uma experiência obrigatória e sempre presente, que oferece momentos únicos de felicidade, carinho e bem-estar.
Não podemos esquecer ainda, a música presente nos spots, que desde 1992 tem acompanhado as diferentes versões.
Distribuição: com quota de mercado de 80%, a Cerelac está presente em dois mercados distintos: farinhas infantis e cereais lácteos.
O segmento sem glúten, indicado para bebé a partir dos 4 meses -peso no mercado 12%.
No segmento com Glúten, indicado para bebés a partir dos 6 meses, as farinhas simples representam a maior fatia, cerca de 70% de volume.
Produto: fácil preparação, preparado apenas com água ou leite, tornasse assim um alimento saboroso e nutritivo.
Valores da marca: com forte notoriedade e posição no mercado, Cerelac é uma das marcas referências do universo dos produtos infantis. Uma marca especialista que garante qualidade, mantendo-se fiel aos seus valores fundamentais.
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MARCAS INSTITUCIONAIS
Nome da Marca: EDP
Slogan da Marca: electricidade de Portugal
Logótipo:
Esta é uma marca institucional umbrela, pois a marca da empresa identifica todos os produtos da empresa.
Grafismo da Marca: a cor vermelha, viva, significa vontade e ambição.
Símbolo: um sorriso rasgado sobre uma base quadrada, esta forma transmite confiança
Missão da Marca: é produzir bem estar e aumentar a qualidade de vida e do ambiente, promovendo o optimismo e o dinamismo social.
Visão da Marca: ser uma “utility” integrada, líder em criação do valor, nos mercados onde estamos presentes.
Valores da Marca: a EDP é uma marca com valores de solidez e competência. Esta quer cada vez mais parecer aos olhos do cliente como simples, transparente, optimista e próxima.
Estratégias da Marca: Manutenção de um portfolio de negócios com um baixo perfil de risco; Aumento dos níveis de eficiência do portfolio de negócios e Concentração de novos investimentos nos negócios onde a EDP detém vantagens competitivas.
Vantagens competitivas: Produção de energia eólica, onde actualmente a EDP detêm uma forte implementação regional e um plano de investimentos significativo que permitirá à EDP atingir 2800MW de capacidade instalada no final de 2008;
Produção hídrica de electricidade no Brasil, um mercado com uma elevada necessidade de novos investimentos e que permitirá balancear a já forte presença na distribuição de electricidade;
Centrais de ciclo combinado a gás na Península Ibérica. A EDP pretende aumentar a competitividade das suas centrais de ciclo combinado através do acesso directo a produtores de gás natural em condições atractivas de preço e volume.
Comunicação da marca: A EDP tem uma política de comunicação que assenta no princípio de portas abertas. Por exemplo, o sorriso da EDP andou por todo o país e ultrapassou fronteiras, em campanhas publicitárias assim como em provas desportivas. A EDP também ajuda instituições de solidariedade social tendo assim um contacto directo com as comunidades que serve.
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Nome: PT
Slogan: PT Comunicações
Logótipo:
As cores corporativas da marca PT são o azul e o brique.São um elemento fundamental para assegurar a rápida identificação da marca, pelo quedevem ser reproduzidas de forma consistente. Deverão ser, sempre que possível, reproduzidas através de tintas que constam do Standard Pantone, assegurando assim a máxima qualidade e fiabilidade na reprodução da marca.Missão: Prestar serviços de telecomunicações e multimédia de reconhecido valor para os clientes, através de uma permanente actualização tecnológica e de recursos qualificados e motivados.
A Visão”A nossa visão aponta para um objectivo comum - sermos mais fortes e mais competitivos nos trilhos de uma nova cultura global, orientada pelos esforços de cada um na construção de uma nova PT. Queremos prestar o melhor serviço em Portugal. Procuramos a perfeição para garantir, no mínimo, a excelência. Contamos com três grandes aliados – o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro.”
Objectivos e estratégia:
· Liderança no mercado doméstico em todos os segmentos de negócio
· Desenvolvimento das potencialidades de crescimento de novos negócios
· Redução da divida liquida do grupo
· Aumento progressivo e sustentado da remuneração aos accionistas
· Aumento a qualidade e produtividade do serviço
· Captação das economias de escala e sinergias do grupo
· Racionalização de custos operacionais
· Aumento da rentabilidade das operações em Portugal e no Brasil
· Maximização de cash flow operacional
· Criação de valor accionista
Comunicação: A imagem de marca é um tema que a PT encara com elevado sentido de responsabilidade, considerando que esta é o espelho do relacionamento afectivo e racional que a empresa estabelece com a sociedade.Na óptica da PT, a marca deve reflectir as características da sua personalidade em termos de valores, atitude e compromissos transversais a todos os seus negócios, contribuindo deste modo, para o posicionamento adequado da empresa em cada sector do mercado e da sociedade.A imagem de marca da PT é sistematicamente objecto de monitorização através de estudos de mercado aferidores das percepções dos públicos com quem empresa se relaciona.
Identidade Corporativa: A marca é encarada pela PT como uma assinatura à qual está associada a personalidade do nosso Grupo empresarial. É, por isso, um activo da empresa que importa ser gerido no sentido de projectar os valores, a atitude e os compromissos da PT para com os negócios e a sociedade em geral.O Código de Ética da PT e a atitude com que norteia as suas relações a nível institucional e comercial são fortes aliados na construção e na valorização constante da marca.
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Nome: Unicer
Logótipo:
Grafismo: o tipo de letra é simples e a cor utilizada no logótipo é o verde. Pois é equilibrado, refrescante, purificador.
A Unicer é uma marca institucional pura, pois não aparece nos produtos da empresa.
Estes produtos são colocados no mercado com outros nomes. Estes são colocados no mercado com outros nomes. Como neste caso: que são comercializados como cervejas Superbock, águas Pedras, Frutea, Ice Tea, entre outras.
A comunicação da marca institucional é, frequentemente gerida pelo director de comunicação
Missão: Contribuir para a satisfação dos Consumidores de bebidas disponibilizando o que necessitam e preferem, criando valor e fazendo-o melhor do que a concorrência.
Visão: Elevar o Grupo Unicer a uma posição de destaque na Península Ibérica, através do desenvolvimento dos seus recursos humanos, dos seus negócios e do aproveitamento selectivo de oportunidades em novos mercados.
Valores: Focalização nos Clientes e Consumidores; Respeito pelo indivíduo; Trabalho em equipa; Cidadania responsável; Integridade e ética.
Como grupo líder no sector de actividade em que operamos, a Unicer tem vindo a assumir responsabilidades acrescidas em relação à comunidade onde estamos inseridos e onde funcionam as nossas unidades produtivas. A protecção do ambiente, preservação do património, promoção da cultura e do desporto, é prioridades da unicer. É esta a filosofia da Unicer.
Estratégias: Reforçar a posição no mercado cervejeiro ibéricoCrescer de forma sustentada no sector das bebidas em Portugal, nos segmentos das Águas, Sumos e Refrigerantes, Vinhos e Cafés; Desenvolver estratégias de crescimento em novos mercados (Palops, Mercado da Saudade, América Latina); Assegurar que Unicer é sinónimo de qualidade e, como tal reconhecida por clientes e consumidores; Concretizar a estratégia de crescimento, sustentada num profundo respeito pelo ambiente.
Comunicação: A unicer criou uma área reservada aos Órgãos de Comunicação Social.Foi criada com o objectivo de centralizar – num único espaço – informações sobre a Unicer e os seus produtos, que possam servir de base para algum trabalho que, eventualmente, possa vir a desenvolver.Nesta secção, poderá aceder aos nossos press releases, ao nosso banco de imagens e a algumas informações de carácter geral sobre a Unicer. Poderá, também, ter acesso aos contactos para esclarecimento de quaisquer dúvidas ou para pedidos de informação e / ou de entrevista.
Posicionamento: Menos de um ano depois, a 1 de Janeiro, a Unicer passa a designar-se por Unicer – Bebidas de Portugal, S.A. Uma mudança que pretende deixar para trás a ideia de uma empresa cervejeira com actividade complementar noutros segmentos do mercado das bebidas, para se afirmar, definitivamente, como empresa de bebidas. Com uma indiscutível liderança e competência no sector das cervejas, ambicionamos estar também entre as melhores empresas que, no nosso país, operam nos sectores das águas, sumos e refrigerantes, vinhos e cafés.
3 Comments:
At 6:24 da tarde,
Ana Paula Cruz said…
Posso aceitar que, nas marcas institucionais, não tenham desenvolvido a parte da identidade psicológica, mas deviam ter feito salientar essa parte da "personalidade" da marca de alguma maneira.
At 6:30 da tarde,
Ana Paula Cruz said…
Quanto às marcas de consumo estão ok.
Faltou, em todas elas referir que tipo de marcas são e se pertencem ou não a uma arquitectura determinada. Idealmente, também deveriam falar um pouco sobre as funções da marca, na V/ explanação. Isso significa que a pesquisa bibliográfica não foi tão profunda quanto deveria ser, embora o desenvolvimento dos casos esteja muito bem.
At 6:34 da tarde,
Ana Paula Cruz said…
Não tendo que desenvolver teoria (para além de uma básica pesquisa sobre tipos de marca, funções e arquitecturas, para V/ conhecimento e futuras perguntas minhas na avaliação contínua), o Assignement implicava um relatório final de comparação/diferenciação entre marcas institucionais e de consumo o que não aconteceu (e essa parte vale 4 valores). Foi esquecido!
Considero contudo concluído.
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