Trabalho de Gestão de Comunicação
Publicidade
Adquiriu uma importância tão grande no mix de comunicação das empresas que é hoje frequentemente confundida com o conceito mais vasto de comunicação de marketing.
Assim, vemos correntemente serem englobadas sob a designação de publicidade, actividades tão diversas como spots de televisão, publicidade institucional, concursos promocionais, patrocínios de equipas de futebol.
São comunicações de marketing que as empresa pagam para difundir determinadas mensagens através dos meios de comunicação de massas.
Marketing directo
São comunicação concebidas, não em função de vastos mercados anónimos, mas sim de consumidores individualizados.
O marketing directo privilegia meios melhor adaptados a esse desígnio, como o correio ou o telefone, recorrendo, também, a televisão, rádio ou a imprensa para estabelecer ou desenvolver uma relação com clientes individuais.
Promoções de vendas
É uma força específica de comunicação que tem em vista estimular directamente comportamentos de experimentação de produtos, alteração das preferências, repetição de compra ou habituação à marca. Os meios utilizados pelas promoções de vendas são: amostragem, cupons-de-venda, brindes, promoções de desconto, concursos e sorteios.
As empresas utilizam ferramentas de promoção de vendas para atrair uma resposta mais forte e rápida do comprador. Esta pode ser utilizada para obter efeitos de curto prazo e quando o público-alvo é de grande dimensão.
Merchandising
É uma forma de publicidade centrada no ponto da venda. A sua importância pode ser decisiva sempre que a decisão de compra tem lugar fundamentalmente dentro da loja, e muito em especial nas situações de compra por impulso, tais como cosmética e perfumaria, confeitaria, alguns artigos de higiene pessoal.
Os instrumentos de merchadising incluem folhetos, expositores, autocolantes, cartazes, decoração de montras, quiosques multimédia, entre outros.
Os resultados desta forma de comunicação são de curto prazo e os seus públicos-alvos podem ser de grande, média ou reduzida dimensão.
Feiras e Exposições
Desempenham um papel particularmente importante nos mercados business-to-business.
Permite expor, demonstrar e testar os produtos, e ainda proporcionar contactos directos com potenciais compradores, influenciadores de compra ou distribuidores.
Patrocínio e Mecenato
Permite a uma marca colar-se a manifestações ou personalidades artísticas ou desportivas muito populares junto do público-alvo.
O mecenato tem dois domínios de aplicação: uma vertente mais cultural e uma vertente de solidariedade.Ambos produzem efeitos a médio e longo prazo, o alvo pode também ser de dimensão reduzida ou média.
Product Placement
É a colocação de produtos ou a inclusão de referências a marcas em situações de grande visibilidade, aproveitando uma boleia proporcionada por formas de entretenimento de qualquer tipo, tais como filmes, telenovelas ou espectáculos desportivos.
Relações Públicas
Têm a função de gerar no público geral boa vontade em relação à empresa ou organização, e concentrar-se nos relacionamentos que são criados entre uma organização e os seus públicos – fornecedores, funcionários, accionistas e a público em geral, entre outros. Esta usa os media para se comunicar com o público em geral, sem que seja preciso pagar por este serviço. Os media podem ou não realizar a cobertura de um evento que é considerado importante para uma organização. Esta forma de comunicação deve ser utilizada quando se pretende obter efeitos a longo prazo e quando os alvos são de dimensão média ou reduzida.
Força de Vendas
Esta variável da comunicação é composta pelo conjunto de pessoas que têm como função principal vender ou fazer vender os produtos da empresa por meio de contactos directos com os potenciais clientes, distribuidores ou «prescritores». Assim, a venda é o elemento distintivo fundamental: o cliente irá optar pela solução que lhe pareceu mais credível, de maior confiança, ou seja, a melhor.A força de vendas deve ser utilizada quando o público-alvo é de dimensão média ou reduzida.
Faça aqui o download.
Publicidade
Adquiriu uma importância tão grande no mix de comunicação das empresas que é hoje frequentemente confundida com o conceito mais vasto de comunicação de marketing.
Assim, vemos correntemente serem englobadas sob a designação de publicidade, actividades tão diversas como spots de televisão, publicidade institucional, concursos promocionais, patrocínios de equipas de futebol.
São comunicações de marketing que as empresa pagam para difundir determinadas mensagens através dos meios de comunicação de massas.
Marketing directo
São comunicação concebidas, não em função de vastos mercados anónimos, mas sim de consumidores individualizados.
O marketing directo privilegia meios melhor adaptados a esse desígnio, como o correio ou o telefone, recorrendo, também, a televisão, rádio ou a imprensa para estabelecer ou desenvolver uma relação com clientes individuais.
Promoções de vendas
É uma força específica de comunicação que tem em vista estimular directamente comportamentos de experimentação de produtos, alteração das preferências, repetição de compra ou habituação à marca. Os meios utilizados pelas promoções de vendas são: amostragem, cupons-de-venda, brindes, promoções de desconto, concursos e sorteios.
As empresas utilizam ferramentas de promoção de vendas para atrair uma resposta mais forte e rápida do comprador. Esta pode ser utilizada para obter efeitos de curto prazo e quando o público-alvo é de grande dimensão.
Merchandising
É uma forma de publicidade centrada no ponto da venda. A sua importância pode ser decisiva sempre que a decisão de compra tem lugar fundamentalmente dentro da loja, e muito em especial nas situações de compra por impulso, tais como cosmética e perfumaria, confeitaria, alguns artigos de higiene pessoal.
Os instrumentos de merchadising incluem folhetos, expositores, autocolantes, cartazes, decoração de montras, quiosques multimédia, entre outros.
Os resultados desta forma de comunicação são de curto prazo e os seus públicos-alvos podem ser de grande, média ou reduzida dimensão.
Feiras e Exposições
Desempenham um papel particularmente importante nos mercados business-to-business.
Permite expor, demonstrar e testar os produtos, e ainda proporcionar contactos directos com potenciais compradores, influenciadores de compra ou distribuidores.
Patrocínio e Mecenato
Permite a uma marca colar-se a manifestações ou personalidades artísticas ou desportivas muito populares junto do público-alvo.
O mecenato tem dois domínios de aplicação: uma vertente mais cultural e uma vertente de solidariedade.Ambos produzem efeitos a médio e longo prazo, o alvo pode também ser de dimensão reduzida ou média.
Product Placement
É a colocação de produtos ou a inclusão de referências a marcas em situações de grande visibilidade, aproveitando uma boleia proporcionada por formas de entretenimento de qualquer tipo, tais como filmes, telenovelas ou espectáculos desportivos.
Relações Públicas
Têm a função de gerar no público geral boa vontade em relação à empresa ou organização, e concentrar-se nos relacionamentos que são criados entre uma organização e os seus públicos – fornecedores, funcionários, accionistas e a público em geral, entre outros. Esta usa os media para se comunicar com o público em geral, sem que seja preciso pagar por este serviço. Os media podem ou não realizar a cobertura de um evento que é considerado importante para uma organização. Esta forma de comunicação deve ser utilizada quando se pretende obter efeitos a longo prazo e quando os alvos são de dimensão média ou reduzida.
Força de Vendas
Esta variável da comunicação é composta pelo conjunto de pessoas que têm como função principal vender ou fazer vender os produtos da empresa por meio de contactos directos com os potenciais clientes, distribuidores ou «prescritores». Assim, a venda é o elemento distintivo fundamental: o cliente irá optar pela solução que lhe pareceu mais credível, de maior confiança, ou seja, a melhor.A força de vendas deve ser utilizada quando o público-alvo é de dimensão média ou reduzida.
Faça aqui o download.
2 Comments:
At 10:47 da tarde,
Ana Paula Cruz said…
Se querem apresentar o trabalho sempre com docs. externos ao blog estão a perder um bocadinho as possibilidades que este meio vos permite, empobrecendo depois com expressões meramente escritas.
Em todo o caso sobre o trabalho: parece-me que vocês foram buscar um trabalho antigo e que, por isso mesmo, não responde ao desafio pedido.
O que eu pedi foram técnicas de comunicação ao dispor de alguém que queira "vender" um produto ou serviço. Nesse sentido, há aqui classificações de formas de comunicação que não vêm ao caso e por outro muitas outras que ficaram de fora.
Falem comigo para que isto seja melhorado.
Notinha: o plágio de doc.s sem referência fonte vale zero nesta cadeira e o recurso a trabalhos do passado, sobretudo qdo não respondem ao pedido, também.
Este trabalho é para alterar integralmente!
At 4:56 da tarde,
Ana Paula Cruz said…
Relativamente às técnicas ficou respondido, com a alteração que introduziram face ao inicial. Contudo, nos Meios (que voces muito bem, puseram no 1º blog como "Meios de Comunicação - Vantagens e Desvantagens") limitaram-se a fazer definições, quando deviam ter apresentado vantagens e desvantagens (e já agora, embora identificassem os sites e as fontes continuo a dizer que a qualidade da informação "brasileira" é má). Para conhecimento apenas, deviam fazer essa pesquisa suplementar.
Fica fechado no entanto este desafio.
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